O Dia Nacional da Saúde e Nutrição – 31 Março é dedicado à conscientização sobre a importância da reeducação alimentar para manutenção da saúde e qualidade de vida. Nutricionistas do Hospital Ophir Loyola (HOL), em Belém, que é referência no tratamento do câncer, orientam sobre a necessidade de hábitos saudáveis, com uma dieta diversificada, equilibrada e natural, com inclusão de frutas e vegetais frescos, para prevenir doenças e garantir o equilíbrio do organismo.
Uma dieta inadequada e outros fatores de risco, como excesso de peso, ingestão de bebidas alcoólicas e falta de atividade física, estão associados a diversos tipos de neoplasias malignas. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a má alimentação é responsável por até 20% dos casos de câncer no Brasil.
“Um dos principais fatores desencadeadores do câncer é o consumo de carboidratos simples ou refinados, como massas e açúcares, que podem contribuir para o crescimento anormal das células. A alimentação equilibrada é um fator importante na prevenção da doença. Sabe-se que entre 80% e 90% dos casos estão associados a causas externas, isto é, podem ser prevenidos”, diz a nutricionista Maria Cecília Guimarães.
Ela também explica que, mesmo os alimentos considerados saudáveis, como frutas e legumes, podem trazer riscos à saúde. “Todo alimento, quando consumido em excesso, mesmo sendo natural, pode ser prejudicial à saúde. Apesar de não conterem substâncias nocivas ao nosso organismo, possuem calorias e podem provocar obesidade e demais consequências. O ideal é sempre procurar um equilíbrio entre os alimentos, diversificando sempre que possível para garantir um melhor equilíbrio nutricional”, explica a profissional.
“In natura” – De acordo com o nutricionista Thiago Cruz, o fator nutricional de um alimento ultraprocessado é praticamente zero. “Além do câncer, a má alimentação pode provocar obesidade, diabetes mellitus do tipo II, Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e doenças autoimunes ou degenerativas. Devemos dar preferência para os alimentos ‘in natura’, e evitar o consumo excessivo de produtos industrializados, embutidos e enlatados. O maior consumo de fibras, presentes principalmente nas saladas, pode contribuir para a prevenção de doenças”, orienta.
Outro aliado importante para evitar doenças como os cânceres é a atividade física. “O sedentarismo causa obesidade, considerada um dos principais fatores de risco da doença. Pratique exercícios físicos regularmente, pois ajuda no equilíbrio de alguns hormônios e melhora o nível de estresse fisiológico”, recomenda Thiago Cruz.
Fonte: Agencia Para